-
Arquitetos: Urban Architecture
- Área: 1029 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:CreatAR Images
-
Fabricantes: Shanghai Taishen Trading Co., Ltd, Shanghai Xinlin Building Materials Co., Ltd, Taicang Gold Inlaid Yu Metal Products Co., Ltd, Zhejiang Yuzhe Lighting Co., Ltd
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Parque e Centro Cívico de Xangai é um projeto de renovação de um prédio antigo. O projeto está localizado em Gaojing, distrito de Baoshan, Xangai, em uma antiga e abandonada estação ferroviária de carga. Fica adjacente ao Ramal Ferroviário de Beiyang, uma linha férrea que atravessa o centro de Xangai. O local é cortado pelo tráfego de estradas, criando um espaço abandonado e negligenciado na trama urbana.
A lógica da construção. Durante o processo de construção, o prédio antigo precisa ser fechado primeiro. Abstraímos o estado natural da superfície da terra para o espaço inicialmente fechado da pele do prédio, dobrando, torcendo e envolvendo rigorosamente o prédio antigo. A pele é composta por duas interfaces, interna e externa, e durante o processo de rotação, os espaços interno e externo podem ser convertidos um no outro.
Crescimento na terra. O espaço de envolvimento interno formado após o fechamento é a parte sólida de todo o espaço de exposição, a geração da entidade e do parque em um só movimento, o piso de concreto original é quebrado, a partir da superfície natural cresce e se espalha, e a quinta fachada da entidade é a extensão e ampliação da interface do parque, a interface vertical do parque do telhado forma naturalmente a janela de iluminação linear do salão de exposições inferior.
Ligação ao caminho. O caminho do telhado remodela o espaço público do local original, e o caminho penetrante na parte inferior do prédio conecta o espaço urbano fragmentado que foi originalmente cortado pelo prédio, e a nova forma é uma remodelação positiva do espaço público aberto da cidade. O telhado do prédio é projetado com rampas para o norte e para o sul, criando um sistema de transporte tridimensional com foco central no jardim do telhado. Esse sistema conecta o parque urbano, o prédio e a praça da esquina da rua através de transporte vertical.
Quinta fachada. Para transformar o máximo de espaços possível em uma extensão do parque para várias atividades, vemos o telhado da quinta fachada como uma extensão e ampliação da interface do parque em nosso projeto. Essa abordagem tem como objetivo ativar espaços urbanos originalmente subutilizados, criando um local para as pessoas permanecerem e relaxarem.
Espaço de luz. As camadas sobrepostas do telhado embutiram habilmente a claraboia, o espaço da superfície do telhado se torna a área de assentos em declive natural do teatro do jardim do telhado e se torna uma fonte importante de luz no espaço interno de exposições, e as exposições e eventos no futuro espaço interno podem interagir com a luz de diferentes maneiras para formar uma nova experiência espacial.
A impressão da cultura. A textura do bambu colide com a memória de concreto da base original, enquanto a pintura artística segue a técnica de tratamento de textura tradicional da fachada de Xangai para adicionar memória emocional ao centro cívico. Os dois materiais de fachada e formas do prédio são perfeitamente combinados para formar um espaço arquitetônico fechado e falar diferentes linguagens arquitetônicas.